Balneoterapia, o que é?

Postado por Ignez Melo Do Prado em

Os Banhos de Ervas estão presentes nas nossas vidas desde muito tempo. O banho é na verdade uma prática terapêutica antiga chamada balneoterapia. Os romanos reconheciam a importância da terapia da água e até forneciam casas de banho públicas para os cidadãos. Vapores, banhos e mergulhos com água fria são usados pelos curandeiros ayurvédicos, dependendo do seu dosha em particular ou de sua constituição em particular, para manter a saúde e promover a circulação. Quase todas as culturas antigas prescrevem rituais de banho terapêutico para promover o bem-estar geral e acalmar a pele, o maior órgão do nosso corpo.

Banho de Ervas Alegria Matahari


Ao construir seu boticário de ervas, muitas pessoas não consideram adicionar produtos de beleza clássicos, como toners florais, óleos infundidos, sais de banho, velas aromáticas, incensos ao redor ou loções luxuosas - mas o cuidado com a beleza é parte integrante da cura. Assim como tinturas e chás podem promover uma digestão e relaxamento saudáveis, os rituais de autocuidado com ervas incentivam o bem-estar de todo o corpo e nutrem o espírito.

Por exemplo, flores de calêndula douradas infundidas em óleos podem promover uma tez radiante e a simples adição de óleo essencial de lavanda aos banhos podem relaxar o espírito. Embora essas práticas e produtos de spa possam parecer mais indulgentes do que o necessário na superfície, acreditamos na sabedoria dos rituais seculares quando se trata de bem-estar.

Esses ingredientes podem ser incorporados facilmente à sua rotina, junto com sais de banho ou ao adicionar uma colher de chá de óleo à banheira. O óleo de coco é um dos meus óleos favoritos para uso no banho, porque deixa minha pele sedosa, mas não gordurosa. Ervas de infusão no banho, como lavanda, rosa ou calêndula, são óptimos para obter qualidades adicionais de cura da pele ou aromaterapêuticas.

 

A versatilidade os torna um item importante no farmacêutico doméstico. A dissolução de meia xícara de sais na água do banho é outra maneira agradável de ajudar na desintoxicação, suavizar a pele e relaxar os músculos. Finalmente, depois de uma boa e longa imersão, gosto de borrifar minha pele com uma água de tonificante. 

Montar o seu banho e dedicar tempo a isso pode ser muito gratificante, assim como preparamos um bom prato, para nós ou para a família, preparar um bom banho envolve muitos sentidos, olfato, visão, tato, ativa a sua criatividade e traz uma sensação de bem-estar imensa! Podes pensar nisso como uma maneira de alimentar a tua pele, o teu espirito e a tua mente. 

0 comentários

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados